Cuiabá - Mato Grosso:
Cresce o número de escorpiões no Mato Grosso: Saiba como se proteger
Os escorpiões são pragas urbanas que podem ser perigosas para a saúde humana
Só em 2017, de acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (Ses), foram registrados 628 casos de escorpionismo. Esse termo designa o acidente com escorpiões. Podem ocorrer com frequência e são graves para pessoas sensíveis como crianças, idosos e pessoas que têm a imunidade baixa. O veneno do animal é neurotóxico, ou seja, atinge o sistema nervoso dos seres humanos e pode causar paralisia, náusea, vômito, problemas respiratórios e outros sintomas nada agradáveis.
Mesmo que em adultos saudáveis o escorpião não ofereça o mesmo risco elevado, sua picada é dolorosa e necessita de cuidados médicos. Em alguns casos pode até ocasionar necrose na pele. O fato é que conviver com os escorpiões significa correr perigo constante. Os casos estão só aumentando no Mato Grosso, por isso é importante ficar atento para inspecionar locais antes de ter uma surpresa.
Isso porque os escorpiões atacam sem querer, quando uma parte do corpo humano é pressionada contra eles. Por exemplo, um de seus esconderijos preferidos são calçados, pois oferecem um ambiente quente e escuro. Ao colocar o sapato, a vítima é picada pelo escorpião. É uma das formas mais comuns de escorpionismo.
Por que os escorpiões estão atacando e se proliferando no Mato Grosso?
A Secretaria do Mato Grosso identificou 3 fatores que estão atraindo os animais para a região: proliferação de pragas urbanas como grilos e baratas e o aumento de abrigos como entulhos ao ar livre. Até a diminuição na população de galinhas pode influenciar no aumento dos escorpiões, já que elas eliminam insetos que fazem parte da alimentação dos escorpiões, que acabam indo para outros lugares em busca de comida.
Além disso, por ter um clima quente e úmido, a região de Mato Grosso facilita a proliferação do animal. Outra vantagem de algumas espécies de escorpiões é que a reprodução é feita por partenogênese, ou seja, não necessita de um macho para acontecer.
Conclusão: Como se prevenir dos escorpiões?
Confira abaixo algumas ações que podem ser realizadas para prevenir-se dos escorpiões. Se feitas com frequência, reduzem a ação do animal e evitam a proliferação de criadouros e, consequentemente, da espécie.
• Descarte correto do lixo;
• Eliminação de pragas urbanas que alimentam os escorpiões;
• Recolhimento de entulhos;
• Corte de matos altos e outras vegetações daninhas;
• Vedação de frestas e buracos que conectam com o ambiente externo;
• Instalação de telas nas janelas e portas;
• Colocação de tampas nos ralos e tubulações;
• Inspeção de embalagens e caixas de papelão.
Solicite orçamento para o controle de escorpiões
Se você encontrar uma espécie na sua casa ou trabalho, não hesite em chamar uma controladora de pragas para lhe ajudar. A Prestaserv Uniprag possui experiência e equipe treinada para realizar de maneira eficiente e, principalmente, segura o serviço de controle de escorpiões. Conte conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento!
[kkstarratings]
Atendimento: