Cuiabá - Mato Grosso:
4 problemas que causa a falta de controle de escorpiões
O controle de escorpiões é necessário para evitar acidentes
As garras de um escorpião são capazes de meter medo no maior dos homens. O animal é pequeno, mede de 10 a 12 cm, mas possui um ferrão com veneno.
Cerca de 25 espécies podem causar acidentes graves no ser humano. Hoje existem cerca de 140 espécies de escorpião catalogadas no Brasil. O controle de escorpiões é uma forma de restabelecer o equilíbrio desse animal no ecossistema, evitando sua superpopulação.
As espécies de escorpiões venenosos mais encontrados no Brasil são:
Tityus serrulatus (escorpião amarelo)
Tityus bahiensis (escorpião marrom)
Tityus stigmurus (escorpião amarelo do Nordeste)
Tityus paraensis (escorpião preto da Amazônia)
Conheça os 4 danos causados pela ausência de controle de escorpiões
1) Picada em adultos
A picada de escorpião em adultos é um problema de saúde pública. Há incidência em várias regiões do Brasil. Após a picada, deve-se ir a um hospital para tomar uma medicação específica. Não pense que a picada é inofensiva, pois ela pode necrosar partes do corpo.
2) Picada em crianças
A faixa etária pediátrica é a maior preocupação na hora da picada do escorpião. Crianças são mais sensíveis ao veneno, podendo até ir à óbito por causa da falta de controle de escorpiões.
O animal não ataca intencionalmente, o acidente ocorre no momento em que a criança encosta o pé, mão ou outra parte do corpo no aracnídeo.
3) Picada em idosos
Os idosos também sofrem com as picadas dos escorpiões. O agravante nessa faixa etária é que a toxina da picada pode se associar a uma doença preexistente, piorando um quadro que não seria grave em uma pessoa mais jovem e saudável.
4) Picada em animais de estimação
Os escorpiões geralmente se abrigam em locais como pedras, entulhos, jardins, ou seja, lugares perfeitos para encontrar o seu cachorro ou gato. Se encontrarem uma espécie podem também ficar “brincando” com ela, o que pode ser perigoso. Os sintomas após uma picada são cansaço, salivação, náuseas, diarreia que podem evoluir até para um coma.
Nem sempre encontrar um escorpião em casa é sinal de infestação. Geralmente são indivíduos solitários e não formam ninho. Os animais podem entrar por qualquer acesso livre até a sua casa. Porém, se você avistar mais de um aracnídeo perto ou dentro da sua casa, fique esperto e chame uma empresa especializada. Não tente capturar sozinho o escorpião e não abuse de inseticidas (eles não causam nenhum efeito). Solicite um orçamento para a Prestaserv Uniprag!
[kkstarratings]
Atendimento: