Cuiabá - Mato Grosso:
PRAGAS DE GRÃOS
As pragas dos grãos causam prejuízos imensos na economia agrícola
A produção de grãos brasileira ocupa cerca de 12 milhões de hectares e possui produção média anual de 40 milhões de toneladas, segundo a Embrapa. O arroz, a soja e o milho são as principais produções.
Por isso, os administradores agrícolas devem ter especial atenção com uma praga que pode acabar com seus lucros: as pragas dos grãos. Elas podem acabar com a safra do ano se não forem controladas adequadamente.
O grande problema se encontra na forma em que os grãos são armazenados após a colheita.
Os grãos podem ser armazenados por um período grande, sem perda da qualidade do material.
Porém, esse tipo de armazenamento só pode ser realizado se forem praticadas ações corretas desde a colheita, passando pela higienização do local de armazenamento, secagem dos grãos e controle eficiente de pragas.
Para um armazenamento bem sucedido, que evita as pragas dos grãos, é necessário controlar e se prevenir dos fenômenos biológicos, físicos e químicos que podem causar transformações, danos e perdas dos grãos.
Alguns aspectos que são importantes são: temperatura, microrganismos, insetos e animais, umidade, entre outros. Os grãos devem ser mantidos sadios e limpos para serem comercializados com segurança.
As pragas de grãos podem ser classificadas como pragas primárias e secundárias, associadas ou de infestação cruzada de acordo com suas características biológicas e ecossistema. As primárias danificam grãos sadios, as secundários atacam grãos já quebrados e com defeito. As associadas não danificam diretamente o grão.
Por último, as de infestação cruzada podem atacar os grãos na lavoura e no armazenamento.
Como os ratos, as pragas dos grãos danificam mais grãos do que podem consumir, o que causa 10% de perda na produção mundial de grãos, segundo o Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento. Isso representa 10 milhões de toneladas de grãos/ano.
Biologia das pragas de grãos
AS ESPÉCIES DE PRAGAS DE GRÃOS
MAIS COMUNS NO BRASIL SÃO:
Gorgulho ou Caruncho (Sitophilus zeamais)
A praga ataca os grãos tanto na fase de larva quanta adulta. Ela danifica o grão, reduzindo seu peso e sua qualidade. Possuem preferência por lavouras de arroz, aveia, cevada, milho, soja e trigo. É conhecida também como gorgulho-do-milho.
É considerada uma praga primária e de infestação cruzada. Depositam seus ovos dentro do grão afetado, com isso as larvas podem se nutrir e se desenvolver. Apresentam multiplicação acelerada.
Tamanho: De 2.5 a 3.5 mm
Cor: castanha escura com 4 manchas de cor vermelha
Reino: Animalia
Ordem: Coleoptera
Classe: Insecta
Espécie: Sitophilus zeamais
Família: Curculionidae
Filo: Arthropoda
DIETA: A praga se nutre dos grãos que ataca. O dano ocorre na cavidade peduncular e entre os pontos de contato dos grãos. Perfuram a casca e promovem depressões, criando galerias.
HABITAT: O caruncho é encontrado tanto na lavoura quanto nos depósitos de grãos armazenados (infestação cruzada).
IMPACTO: Um inseto pode colocar até 282 ovos. Cada larva do ovo eclodido nutre-se do grão em que se encontra até se tornar adulto, sendo o total de desenvolvimento de 34 dias. Nesse período ocorre uma grande destruição dos grãos em escala. Grande parte se contamina sem ao menos ser consumido pela praga.
PREVENÇÃO: O controle de pragas de grãos realiza-se por meio da fumigação ou expurgo dos grãos armazenados e, na lavoura, através de inseticidas específicos.
Traça dos cereais (Sitotroga cerealella)
Como o gorgulho, a traça dos cereais também ataca os grãos tanto na fase de larva quanta adulta, reduzindo seu peso e sua qualidade. As larvas entram no grão e nutrem-se no interior dele. No princípio da infestação não se nota o dano.
É considerada uma praga primária. Ataca os grãos ainda na lavoura. Nos galpões de armazenamento, limita sua ação a superfície do grão. O inseto adulto vive apenas 5 dias e pode atacar trigo, arroz, milho, cevada e outros cereais.
Tamanho: De 6 a 8 mm
Cor: castanha escura
Reino: Animalia
Ordem: Lepidoptera
Classe: Insecta
Espécie: Sitophilus zeamais
Família: Gelechiidae
Filo: Arthropoda
DIETA: A traça dos cereais é considerada um consumidor interno. Isso porque suas larvas se alimentam no interior do grão inteiro. Na fase adulta, seu estrago se limita à superfície do grão, já que não consegue penetrar dele (até 40 cm).
HABITAT: A traça dos cereais é encontrada tanto na lavoura quanto nos depósitos de grãos armazenados.
IMPACTO: É uma praga muito destrutiva. Causa diminuição do peso e da qualidade física do grão.
PREVENÇÃO: O controle de pragas de grãos realiza-se por meio da fumigação ou expurgo dos grãos armazenados e, na lavoura, através de inseticidas específicos.
Ciclo de vida das pragas de grãos
As pragas de grãos possuem 4 fases: ovo, larva, pupa e adulta. O desenvolvimento completo leva em média 30 dias. Os insetos vivem em torno de 140 dias. Após 12 dias da chegada da fase adulta, a praga de grãos deposita seus ovos que podem chegar a 280 unidades.
Os grãos com grande umidade são os escolhidos e os ovos são colocados em furos cavados pelas fêmeas.
Apenas 1 ovo é colocado no buraco, que é fechado com uma substância gelatinosa. Se mais um ovo for adicionado, ocorre canibalismo. O tempo de incubação da larva pode levar até 6 dias. Quando a pupa sai do grão, deixa uma abertura característica.
Como evitar as pragas de grãos
– Expurgar todos os produtos que entram no depósito de armazenamento;
– Criar rotina para higienizar equipamentos beneficiadores e transportadores;
– Expurgar embalagens de armazenamento usadas e vazias;
– Separar produtos de colheitas diferentes;
– Limpar áreas próximas ao depósito;
– Inspecionar periodicamente os grãos armazenados;
– Realizar o controle preventivo de pragas;
– Retirar ninhos de roedores e aves;
– Realizar controle químico preventivo;
– Utilizar embalagens para proteger os grãos.
IMAGENS RELACIONADAS AS PRAGAS DOS GRÃOS
1– Associados às pragas existem outros microrganismos que se alimentam de detritos e fungos sem estragar os grãos. Porém eles perdem a qualidade.
2– Alguns produtos e grãos que são danificados pela praga são: sementes e cereais diversos, farinhas e farelos, chocolate em pó e em barras, frutos desidratados e secos.
3– Carunchos são capazes de se movimentar pelos pequenos espaços entre os grãos, inclusive nas áreas mais profundas dos silos.
4– Não causam problemas apenas no ambiente agrícola, podendo atingir áreas rurais, urbanas e domésticas.
5– Possuem preferência por áreas que contenham umidade e temperaturas elevadas.
6– No Brasil, algumas indústrias admitem até 3% de grãos com insetos.
7– A maioria das espécies de pragas de grãos se disseminou através dos intercâmbios comerciais.
8– O ataque de pragas e insetos pode resultar em perdas de até 10% do rendimento total de grãos armazenados.
9– Os adultos das pragas de grãos são comedores vorazes, voam e não suportam bem temperaturas baixas.
10– As fêmeas podem colocar até 200 ovos cada dentro de um grão.
PRESTASERV UNIPRAG – MANEJO E CONTROLE DE PRAGAS DE GRÃOS em Cuiabá – Mato Grosso
A Prestaserv é uma empresa especializada em controle de pragas desde 1998. Atuamos no mercado de controle de pragas com uma filosofia moderna e sustentável, o que garante preservação do meio ambiente, segurança de pessoas e animais domésticos e maiores benefícios ao cliente.
Por isso nosso método utiliza técnicas modernas, seguras e comprovadamente eficazes. Temos como meta a total satisfação do cliente, mantendo relações comerciais éticas, comprometidas e responsáveis. Para isso nos certificamos ISO 9001.
Investimos na constante capacitação do nosso quadro operacional, realizando treinamentos internos continuados.
Atendimento: