Mato Grosso:
(65) 3051-4991

Dedetização de mosquitos: conheça as espécies mais perigosas

Os mosquitos existem em todo o mundo, com exceção da Antártida

Cerca de 3.000 espécies de mosquitos habitam o mundo todo e eles são categorizados em 39 gêneros diferentes. Cada tipo de mosquito tem diferentes hábitos de alimentação e reprodução. Para controlar e se prevenir dos mosquitos você deve conhecê-los. As espécies mais comuns no Brasil são 4: Aedes aegypti, Anopheles, Flebótomo e Culex quinquefasciatus.

Vamos conhecer cada uma delas, afinal, você deve estar preparado para identificar essa praga que invade o seu território. É importante reconhecer as características de cada uma das espécies. Como vimos aqui, nem todos os mosquitos disseminam doenças, mas você deve ficar atento, pois não há forma de identificar qual está contaminado ou não. Portanto é melhor deixá-los voar bem longe de você.

Dedetização de mosquitos: conheça as espécies mais perigosas
Foto: Agência Digital Space

Saiba mais informações sobre as espécies que causam danos aos brasileiros

1) Aedes aegypti

O Aedes aegypti é o grande campeão no quesito de transmitir várias doenças, como dengue, febre amarela, zika, chikungunya, além de outros agentes patógenos. O mosquito pode ser facilmente reconhecido por ter a cor preta com listras brancas. Outra característica é possuir uma lira na superfície superior do tórax.
A espécie originou-se na África e é encontrada em diversas regiões tropicais e subtropicais. O nome “aedes” vem do grego antigo e significa “desagradável”. Sem dúvidas é um nome bem pertinente para esse mosquito. Ele é menor do que os insetos comuns, medindo cerca de 0,5 cm de comprimento.

2) Anopheles

O mosquito da espécie Anopheles é um dos mais conhecidos. Isso por conta do seu papel predominante na transmissão de parasitas que causam uma das doenças mais mortais, que é a malária.

Seu nome vem do grego e quer dizer “inútil”. Os mosquitos dessa espécie matam cerca de 440.000 de pessoas por ano. Outras doenças associadas a ele são Filariose e a febre nyong-nyong.

3) Flebótomo

Essa espécie de mosquito é conhecida popularmente como mosquito palha. Ele é responsável pela transmissão da Leishmaniose. Existem 2 tipos da doença: Leishmaniose cutânea e Leishmaniose visceral. O mosquito é mais encontrado em lugares úmidos e escuros.

Ele mede cerca de 1 a 3mm de comprimento. Tem hábitos crepusculares e noturnos, diferente dos mosquitos da dengue, que são diurnos. Uma forma de identificá-los é que eles pousam com as asas abertas. Podem picar tanto cão quanto o homem. A doença não pode ser transmitida diretamente de uma pessoa para outra.

4) Culex quinquefasciatus

O Culex é o famoso pernilongo. O zum zum zum dele é inigualável. Fácil de identificar porque faz aquele barulho chato no seu ouvido. Habita regiões tropicais e subtropicais. Existem cerca de 300 espécies desse gênero de mosquito. Algumas das doenças relacionadas a ele são: filaríase linfática, que é conhecida como elefantíase, encefalites virais e a febre do nilo.

O tamanho do mosquito é de até 6mm. O abdômen do inseto se incha durante a alimentação e fica vermelho. Seus hábitos são noturnos e gosta de colocar seus ovos em água suja e rica em matéria orgânica.

Solicite orçamento para dedetização de mosquitos em Mato Grosso

A Prestaserv Uniprag é especializada em controle de pragas desde 1998. Possuímos métodos modernos e eficazes para a dedetização de mosquitos e demais pragas urbanas que assolam as cidades. Nossa empresa possui certificação ISO 9001:2015 por meio da BRTUV Avaliações da Qualidade. O treinamento de nossa equipe é contínuo, proporcionando serviços de excelência. Tire suas dúvidas e solicite um orçamento!

WhatsApp