Mato Grosso:
(65) 3051-4991

Cuiabá - Mato Grosso:

(65) 3051-4991

Conheça as principais pragas de grãos armazenados

As pragas de grãos armazenados provocam prejuízos de milhões todos os anos

O Brasil produz milhões de toneladas de grãos todos os anos. Tanto a agricultura comercial quanto a de subsistência movimentam o mercado nacional e promovem alimento para diversas famílias. Porém, saiba que essas plantações podem ficar em perigo por causa das pragas de grãos armazenados.

As pragas de grãos armazenados são pequenos insetos que infestam grãos localizados em depósitos, armazéns e até em embalagens de produtos. São verdadeiras pragas rurais que provocam prejuízos de milhões todos os anos, se não forem tomados os devidos controles.

As pragas de grãos armazenados classificam-se por dois tipos: primárias e secundárias

Controle de pragas de grãos armazenados | Mato Grosso

As pragas de grãos armazenados primárias são aquelas que atacam os grãos sadios. Ou seja, elas perfuram o material e deixam o espaço livre para as pragas de grãos armazenados secundárias. Essas últimas só nutrem-se do grão que se encontra deteriorado e aberto.

Conheça os principais tipos de pragas de grãos armazenados:

PRAGAS PRIMÁRIAS

1.1) Rhyzopertha dominica
É considerada uma praga destruidora para a plantação de trigo e outros grãos. A praga adulta possui cerca de 2,5 mm de comprimento em média e sua cor é castanho-escura. Pode consumir até 6 vezes seu próprio peso em 7 dias.

Por isso é importante realizar o controle de pragas de grãos armazenados periodicamente. Cada fêmea pode colocar 500 ovos. As larvas entram no grão e só saem quando estão adultas.

O ciclo de vida dura, em média, 25 dias e elas desenvolvem-se bem em temperaturas altas, de mais de 30 ºC, e umidade em 70%, ou seja, gostam de alta umidade e calor. Sobrevivem a condições extremas e possuem grande capacidade de adaptação.

1.2) Sitophilus oryzae
Outra praga que causa grande destruição nas culturas agrícolas brasileiras. Seu tamanho pode chegar a 3,5 mm de comprimento e sua cor é castanho-escura, com pontos avermelhados ou alaranjados pelo corpo.

É chamada popularmente de gorgulho do arroz e coloca cerca de 3 a 6 ovos por dia, podendo colocar 300 ovos em toda a sua vida. A larva se desenvolve no interior do grão.

As condições ideais para seu desenvolvimento são: 28ºC e umidade de 60% no local. Os traços de que há essa praga no grão são redução de peso e de qualidade do material. É uma das pragas de grãos armazenados que mais causam problemas para a agricultura.

PRAGAS SECUNDÁRIAS

2.1) Cryptolestes ferrugineus
Possui cor castanho-clara e pode medir até 2,5 mm de comprimento. Gera até 400 ovos em todo o seu tempo de vida. Conhecida como besouro ou escaravelho, de forma popular.

Praga secundária comum dos grãos armazenados. O material afetado torna-se impróprio para consumo. Por esse motivo, os prejuízos podem ser catastróficos, caso a infestação dessas pragas de grãos armazenados continue por muito tempo.

Necessita de locais úmidos (acima de 50%) e quentes para sobreviver e se proliferar com total eficiência.

2.2) Oryzaephilus surinamensis
Possui cor castanho-escura e mede até 3,5 mm de comprimento. Em 10 semanas pode colocar até 300 ovos. A reprodução é acelerada e pode causar uma infestação em pouco tempo em grãos e sementes pré deterioradas.

Sua condição ideal de sobrevivência é em lugares que possuam mais de 15% de umidade e em temperaturas de mais de 30 ºC. Pode infestar também produtos embalados.

Solicite orçamento para pragas de grãos armazenados

Se você necessita eliminar as pragas de grãos armazenados em Mato Grosso, entre em contato com a Prestaserv Uniprag. Temos equipe e produtos devidamente qualificados para realizar a eliminação dessas pragas com total segurança. Solicite já um orçamento conosco e comprove a nossa qualidade!

[kkstarratings]

WhatsApp