Mato Grosso:
(65) 3051-4991

Saiba como é realizado o controle de pragas em ambiente hospitalar

O controle de pragas em ambiente hospitalar deve ser feito de maneira cuidadosa

O POP (procedimento operacional padronizado) do controle de pragas em ambiente hospitalar deve ser repleto de cuidados especiais. Afinal, será realizado em um local crítico frequentado por pessoas doentes, imunodeprimidas, recém operadas e em outros estados de emergência. A prestação de serviços na área da saúde deve ser desenvolvido com qualidade e segurança. Insetos e animais podem causar infecções hospitalares sérias.

É fundamental que o CCIH (centro de controle de infecções hospitalares) a participe ou até mesmo lidere o planejamento e a contratação da empresa de controle de pragas, garantindo assim o monitoramento contínuo de pragas, a correta aplicação de defensivos, desinfestantes e iscas, a implementação de medidas corretivas e barreiras físicas que impeçam a entrada e o estabelecimento de visitas indesejáveis. Dessa forma se reduz drasticamente os riscos à saúde das pessoas, e danos materiais ao hospital e problemas de imagem relacionados ao avistamento de baratas, formigas ou ratos.

Já vimos aqui como você deve escolher a empresa certa para realizar o controle de pragas em ambiente hospitalar. Agora, saiba um pouco mais sobre os cuidados que devem ser tomados durante o controle de pragas no ambiente hospitalar.

Saiba como é realizado o controle de pragas em ambiente hospitalar
Foto: Agência Digital Space

Procedimentos para o controle de pragas no ambiente hospitalar

• Equipamentos de segurança

Todos os procedimentos de controle devem ser executados por profissionais qualificados, treinados e uniformizados, vestindo equipamentos de segurança individuais adequados.

• Agendamento do controle de pragas

É necessário isolar o local que será controlado, evitando a contaminação das pessoas que transitam no local: visitantes, pacientes e funcionários.

• Utilização de métodos com menor toxicidade

Se o local não puder ser isolado, devem ser utilizados métodos com pouca utilização de produtos químicos para não afetar as pessoas no local.

• Solicitação do certificado após o fim do serviço

A vigilância sanitária, no momento da fiscalização, exige o comprovante da execução dos serviços dos controle de pragas realizados.

• Relatórios diversos

É bastante recomendável que a empresa forneça periodicamente relatórios de avistamento e captura, não conformidades, visitas e consumo de produtos. Alguns hospitais que se submetem a acreditação tem isso como exigência.

• Qual é o serviço ideal para o controle de pragas em ambientes hospitalar?

O Controle Integrado de Pragas é o serviço de prevenção e correção ideal para atuar em ambientes sensíveis como hospitais e similares. É viável para este tipo de ambiente e é seguro para o meio ambiente e as pessoas.

O serviço tem como premissa diminuir a intervenção química na hora do combate e controle de pragas e animais, integrando diversas atividades para obter a redução do problema. Isso inclui: métodos de planejamento, educação, monitoramento, entre outros.

Saiba mais sobre o Controle Integrado de Pragas em Mato Grosso que a Prestaserv Uniprag oferece. O serviço conta com garantia de controle para a saúde de seus pacientes e visitantes.Entre em contato e tire todas as suas dúvidas para o controle de pragas no ambiente hospitalar.

WhatsApp