Mato Grosso:
(65) 3051-4991

Os ratos causam inúmeras doenças: Saiba quais!

Os ratos são vetores de doenças graves

Existem cerca de 2.000 espécies de ratos. Deste total, aproximadamente 50 espécies são consideradas pragas urbanas no mundo todo. Existem 3 principais tipos de ratos, citados aqui, que são encontrados em território brasileiro. A maioria pertence à família Muridae. Os ratos podem transmitir doenças graves para humanos e animais, por isso a desratização é um serviço tão necessário em casos de infestação.

Ratos são conhecidos por serem portadores de vários tipos de microrganismos que podem levar à doenças graves e, em alguns casos, até à morte. Para entender corretamente os perigos dos roedores no ambiente, é preciso entender o básico de como a doença pode se espalhar. Assim pode-se evitar os aspectos e condições que funcionam como intermédio das enfermidades.

Os ratos causam inúmeras doenças: Saiba quais!
Foto: Agência Digital Space

A transmissão de doenças dos ratos geralmente ocorre através de vários caminhos:

– Exposição aos resíduos de roedores infectados, incluindo: fezes, urina, saliva e material de nidificação.
– Mordida de ratos infectados ou animais que se hospedam no roedor.
– Manipulação de roedores infectados ou insetos – alguns vírus podem transferir através de contato de pele sem necessidade de mordida ou arranhão.

Abaixo conheça a lista de doenças espalhadas por ratos ou animais que são hospedeiros deles como as pulgas, carrapatos e ácaros.

1) Hantavirose

Causada pelo vírus hantavírus. A transmissão da doença acontece através do ar contaminado por excreções dos ratos. A evolução da doença é rápida. É importante procurar tratamento médico imediato.

SINTOMAS: falta de ar, febre, fadiga, dores musculares (geralmente nos quadris, costas e coxas) e podem incluir dor abdominal, diarreia, náuseas e vômitos.

4) Febre da mordida de rato

Doença grave que é causada pelas bactérias presentes nos ratos: Streptobacillus moniliformis ou Spirillum minus. A transmissão acontece através da mordida ou contato da boca do rato com feridas e mucosas humanas. Pode ser contraída também com alimentos contaminados ou contato com excrementos dos ratos.

SINTOMAS: arrepios, febres, vômitos, dor de cabeça, dor nas costas, manchas vermelhas na mãos e pés e problemas nas articulações.

2) Peste bubônica

Conhecida como peste negra é causada pela bactéria Yersinia pestis. É transmitida através da pulga que vive nos roedores. É bastante rara e já causou a morte de 30% da população na Europa na Idade Média. Se não houver tratamento em 48h, a vítima pode correr risco.

SINTOMAS: febre alta, arrepios, dor de cabeça forte, cansaço extremo, ínguas doloridas e inchadas.

5) Leptospirose

A Leptospirose é a doença mais conhecida dos ratos. É causada pela bactéria Leptospira interrogans. É transmitida através de contato com a urina do rato. Também é conhecida como “Mal de Adolf Weil”. Sua maior ocorrência está em países tropicais e subtropicais.

SINTOMAS: febre alta, mal-estar, dor muscular, tosse, cansaço, náuseas, diarreia, olhos vermelhos, calafrios.

3) Salmonelose

Doença causada pela bactéria Salmonella enterica. Transmitida através de água ou alimentos contaminados pelos roedores. Afeta mais crianças e idosos. É uma enfermidade altamente contagiosa.
SINTOMAS: diarreia intensa, vômitos e náuseas violentas, febre, dor abdominal, dor de cabeça.

WhatsApp