Cuiabá - Mato Grosso:
As doenças causadas pela falta de Manejo de Pombos
O Manejo de Pombos controla estas aves que transmitem doenças aos humanos
Os pombos são aves afáveis e simbolizam a paz. Geralmente as crianças adoram brincar com estas aves, correndo atrás delas. Porém, os pombos são fontes de doenças sérias que podem afetar os indivíduos.
As duas formas mais comuns de transmissão de doenças originadas nos pombos é através da poeira com fezes e dos piolhos do animal. O problema ataca as vias respiratórias e nervosas. Os pombos são pragas urbanas atraídas por alimento, água e abrigo. Se um local possui estes requisitos, é certo que os pombos irão criar um ninho nas proximidades.
Não é permitido exterminá-los, como comentamos nesta matéria. O Manejo de Pombos tem o objetivo de repelir as aves, eliminando os fatores de atração dos animais e criando métodos para expulsá-los do local, como barreiras físicas nos acessos e repelentes nos locais de pouso.
Conheça as principais doenças causadas por pombos
1) Clamidiose
A doença é transmitida pela bactéria Chlamydia psittac através da inalação da poeira gerada pelas fezes ou secreções de aves doentes. Alguns sintomas são: doença pulmonar, diarreia e vômito.
Um dos grandes problemas dessa doença é que os sintomas são parecidos com outras infecções bacterianas ou virais o que torna compulsório um exame específico para confirmar a enfermidade. O tratamento é feito à base de um antibiótico específico.
2) Salmonelose
O agente da Salmonelose é uma bactéria chamada Salmonella spp. A doença é contraída através de alimentos contaminados por excrementos de pombos. Os sintomas dessa intoxicação alimentar são: diarreia, febre, vômitos, dores abdominais.
3) Criptococose
A Criptococose é transmitida por um fungo com nome científico de Cryptococus neoformans e sua contaminação ocorre através da inalação da poeira originada das fezes secas de pombos. Os sintomas são como uma meningite aguda ou crônica.
4) Alergias
Alergias são os quadros mais comuns de problemas com pombos. Pessoas sensíveis, com histórico de rinites e bronquites, sofrem se estiverem próximas a essas aves. A adversidade se instala após inalação de fezes e cheiro dos ninhos de pombos.
5) Histoplasmose
A Histoplasmose tem como agente o fungo Histoplasma capsulatum e sua transmissão é através da inalação dos esporos dos fungos encontrados nas fezes das aves. O sintoma é de uma doença pulmonar.
6) Dermatites
O ácaro Ornithonyssusspp inicia um processo alérgico na pele do ser humano, causando pontos avermelhados e coceira. O transmissor é o piolho de pombo.
Agora você já percebeu o quanto é importante o Manejo de Pombos no seu local de trabalho ou residência. Os pombos são agentes que causam grandes transtornos para a saúde humana e sua espécie deve ser controlada por uma empresa especializada, que irá realizar ações corretivas e preventivas para as aves não chegarem perto de você e nem de seus colaboradores.
[kkstarratings]
Atendimento: