Por que não devemos alimentar os pombos?
As aves são animais que geram empatia imediata nos seres humanos. Porém, algumas delas, como os pombos, são consideradas pragas urbanas. Tais pragas aproveitam-se de condições criadas pelos homens nas cidades para viver, desenvolver e proliferar a sua espécie. Alimentar os pombos pode parecer uma atividade inocente, mas a verdade é que você ajuda a desequilibrar a população destes animais.
O motivo? Com alimento em abundância, os pombos possuem condições perfeitas para se reproduzir. Assim, nasce uma superpopulação que pode carregar agentes patogênicos que transmitem mais de 20 doenças. Ou seja, o pombo é uma ameaça para a saúde pública.

Alimentar os pombos é uma forma de contribuir para a proliferação de doenças
Segundo o ex-prefeito de Londres Ken Livingtone, os pombos são ratos de asas. Além de não ser indicado dar de comer aos animais, também é imprescindível não tocá-los. Qualquer contato físico pode desencadear a transmissão de doenças.
Conheça algumas doenças transmitidas pelos pombos:
Se você alimentar os pombos, pode correr o risco de contrair Criptococose, uma doença infecciosa causada pelo fungo Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii. Pode afetar a pele, olhos, ossos, sistema urinário, sangue e próstata.
A contaminação acontece através da inalação dos microrganismos presentes em excrementos de pombos. Os sintomas são: pneumonia (tosse, febre, suor, derrame pleural) e meningite (dor de cabeça, náusea, vômito, rigidez na nuca, fotofobia), nos casos mais graves.
Enfermidade causada pelo fungo Histoplasma capsulatum através da inalação de esporos que se espalham no ar, contaminados com excrementos de pombo. A doença afeta os pulmões, pele, glândulas adrenais e membranas mucosas.
Profissionais que trabalham com terra devem ter atenção redobrada. Para pessoas sensíveis como crianças e pessoas com imunidade baixa, a doença pode ser grave. Os sintomas da Histoplasmose são: febre, calafrio, dor de cabeça, tosse, dor no peito.
Infecção causada pela bactéria Salmonella, mas precisamente a Salmonella typhimurium. Possui as taxas de mortalidades mais altas em relação a outras infecções causadas por bactéria. São transmitidas através da inalação de poeira com o agente patógeno.
Os sintomas da Salmonelose são: febre súbita, dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, náusea e vômito. A enfermidade não é considerada grave para adultos, apenas pessoas sensíveis como crianças e idosos.