Mato Grosso:
(65) 3051-4991

Espécies de ratos combatidas na desratização

Conhecer as espécies de ratos é essencial para o controle adequado

A presença dos ratos dentro de imóveis é algo que nenhum indivíduo gosta de lidar devido aos riscos e prejuízos que essa praga pode trazer. Além dos prejuízos econômicos que causam, os ratos são animais perigosos e capazes de transmitir cerca de 55 doenças. Quando encontram um abrigo, esses animais se reproduzem de forma descontrolada e podem ocasionar desde surtos de doenças até incêndios.

Conheça os prejuízos (milhonários) que os ratos causam nos grãos armazenados

Sua capacidade de destruição e corpo extremamente flexível permitem que os roedores invadam qualquer lugar de maneira fácil e rápida, geralmente procurando por alimentos. Por mais inofensivos que pareçam os ratos podem roer fios, paredes, madeira e outros itens, além de serem vetores de diversas doenças.

Existem 3 espécies que são mais comuns em ambientes urbanos e que são potencialmente perigosas para a saúde, veja quais são a seguir:

1. Ratazanas (Rattus norvegicus)
Essa espécie possui como características típicas seus olhos grandes e orelhas pequenas. Seu corpo pode alcançar até 25 cm de comprimento e 600 gramas. Também é chamado de rato comum ou rato de rua por ser a espécie mais conhecida e comum de ser vista em ambientes urbanos. Dentre as espécies, predomina sobre as outras já que possui características como porte maior e agressividade.

Possui pelagem áspera e cauda grossa que pode alcançar até 21 cm de tamanho, seus hábitos são noturnos e seu raio da ação chega até 45 metros de distância do abrigo. Vivendo em média dois anos essa espécie demora cerca de 60 a 90 dias para completar seu ciclo de desenvolvimento. Pode vir a gerar até 12 ninhadas por ano tendo cada uma delas até 12 crias, o que dá um total de quase 140 filhotes por ano.

2. Camundongo (Mus musculus)
Conhecido popularmente como rato doméstico ou caseiro essa espécie possui pêlos macios em cores como branco e cinza. Possuindo cerca de 8 cm de comprimento e pesando 19 gramas, essa espécie foi uma das que teve uma das melhores adaptações aos meios urbanos. Normalmente costuma procurar por ambientes dentro de domicílios para poder se alimentar e procriar.

O camundongo vive em média 1 ano e seu ciclo de desenvolvimento leva 50 dias, já a sua reprodução dura em torno de 22 dias ocorrendo a cada 6 vezes por ano e gerando cerca de 8 filhotes por vez. Esta espécie possui hábitos noturnos e podem se adaptar a qualquer local que tenha o tamanho apropriado para suas necessidades. Uma característica sua a ser observada é o seu olfato, que além de servir para detectar alimentos e predadores, pode determinar sinais de comportamento.

3. Rato de Telhado (Rattus rattus)
Também chamado de rato preto e rato de navio esta espécie chega a medir até 21 cm de comprimento e pesar 300 gramas. Possui como características pelos finos nas cores cinza ou preta, orelhas grandes e cauda fina que pode chegar a até 25 cm. Seus hábitos são noturnos e é uma espécie excelente em realizar escaladas. Sua presença em nossa região veio a partir das expedições dos espanhóis e portugueses.

Essa espécie vive em média 1 ano e geralmente é localizada em grandes grupos. O seu ciclo de desenvolvimento leva cerca de 60 a 75 dias para ser finalizado e sua reprodução ocorre 8 vezes a cada ano, gerando até 12 crias por vez. Seus ninhos normalmente são encontrados em locais diversos como forros, frestas, depósitos e locais altos, como terraços e telhados.

A realização de um serviço regular de desratização é essencial para manter os imóveis livres da presença dos ratos e das diversas doenças que esses animais podem transmitir. Para isso é preciso que haja a contratação da uma empresa profissional,que utilize de métodos eficazes para controlar o surgimento dessas pragas. Caso deseje realizar uma desratização adequada conheça os serviços da PrestaServ Uniprag. Entre já em contato conosco e solicite um orçamento!
[kkstarratings]
WhatsApp