Cuiabá - Mato Grosso:
Animais peçonhentos deixam Mato Grosso em estado de alerta
O período do verão, marcado por altas temperaturas combinadas de chuvas, causa agitação em animais peçonhentos, que saem de seus habitats em busca de alimento. Além disso, as chuvas também os deixam desalojados, o que provoca maior contato com as pessoas.
Já foram registrados, de 2013 a janeiro de 2016, 1972 casos de acidentes com animais peçonhentos, destacando – 1.168 casos de picadas de cobras, 547 escorpiões e 111 aranhas.
De acordo com João Victor, morador da cidade de Barra do Garças – MT, nessa época aparecem escorpiões, lacraias, cobras e aranhas.
O Tenente Teixeira, do Corpo de Bombeiros, explica que a prevenção pode ser realizada através da limpeza do quintal, já que os animais peçonhentos procuram locais para se abrigar, principalmente entulhos.
Nos casos de picadas de cobras, escorpiões e aranhas, o Tenente recomenda colocar pó de café, chupar o veneno, amarrar o local com uma tira de pano ou outro material e levar o paciente para o pronto socorro mais próximo, para receber o atendimento médico. A orientação é, se possível, identificar também o animal.
Problemas com o controle de pragas?
[kkstarratings]
Atendimento: